sexta-feira, abril 13, 2007

A Poesia!

Hoje, enquanto falava com um aluno do ensino secundário, lembrei-me dos meus tempos de liceu. Dizia ele que odiava poesia e eu lembrei-me que eu também, odiava no meu sentido próprio. Não gostava porque eu via a poesia no meu sentido, não entendia porque é que a interpretação correcta do poema era aquela que uns estudiosos, fechados os seus gabinetes, nos altos das suas cátedras, lhe davam.
Eu não percebia, eu gostava de dar a minha interpretação, aliás, acho que a interpretação livre de um poema é primordial para se gostar de poesia. Em Portugal não se faz isso, em Portugal a livre opinião do aluno só tem uma consequência: o erro; em Portugal o ensino prende a livre criatividade dos alunos. A poesia é só um exemplo.
Eu hoje adoro poesia. E adoro poesia porque lhe posso dar a interpretação que eu quero e não tenho ninguém que me imponha a Sua interpretação.
Devia ser sempre assim. Infelizmente não é.

Etiquetas: ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial