sexta-feira, abril 20, 2007

A Alice no País das Maravilhas

Quem me conhece sabe bem que eu sou um grande opositor da Ota e do TGV, não porque sou um técnico que acha que a opção da Ota está mal localizada, ou que é preciso feitos fantásticos de engenharia. Sou contra porque somos um país que não se pode dar ao luxo destas obras faraónicas e também não acredito que sejam mais umas obras de betão que vão levar o país a algum sítio.
Se quanto ao TGV não vejo qualquer necessidadede o fazer, porque podemos ter uma linha de alta velocidade, e alta velocidade não é TGV, que ligue todo o país e usar-mos os alfa-pendulares que bem podem atingir os 220km/h se as linhas forem arranjadas, o que há a necessidade de fazer pois no futuro não se vai andar apenas de TG. E para um país da dimensão de Portugal um meio de viajar como os Alfas são bem razoáveis. Uma linha de Alfa de Lisboa a Badajoz já resolve bastantes problemas, e de qualquer forma os espanhóis constroem o TGV na mesma. Depois porque é uma opção extremamente cara (creca de 15 milhões de euros por quilómetro)e não traz qualquer retorno, é puro investimento. e investimento que não nos podemos dar ao luxo.
Mas quanto à Ota, reconheço bem a necessidade de haver uma alternativa à Portela. Mas poupem-me. Gastar 350 milhões com a Portela agora, gastar mais uns quantos com o aeroporto de Beja para os Low-cost , e ainda vir construir um terceiro aeroporto para Lisboa para servir de apoio à Portela antes de estar pronta a Ota?
Entretanto os terrenos à volta da Ota valorizaram em cerca de 5.000%. E de certo que as especulação à volta do Portela já começou.
É que quem ouve isto tudo pensa que estamos no País das Maravilhas, que temos montes de dinheiro para gastar em obras, dinheiro esse que vem sabe-se lá de onde. Temos dinheiro? Não. Que fazemos? Dívida pública. Dívida pública essa que já passa os 70% do PIB.
É isto que está em causa nestas duas obras. O leitor tira as ilações que quiser, eu já tirei as minhas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial