sexta-feira, março 09, 2007

Governar ou "Presidenciar"?


Diz que Cavaco Silva cumpre hoje um ano de mandato (e eu que pensava que tinha sido ontem, mas adiante). Não sei bem , mas a mim parece-me que até agora tudo o que tenho lido e ouvido sobre esta efeméride fala-se mais sobre o trabalho do Governo do que sobre o Presidente em si. "Porque será?",pergunto eu. Pois não sei, mas sei que uma coisa é certa, a colagem do PR às acções do Governo. Popularidade? Apoio da base eleitoral do governo? Cooperação institucional? Escolham.
Mas uma coisa eu sei, e graças a Deus tenho uma boa memória para estas coisas, é que Cavaco está a ser um Presidente tal e qual como os outros. Todos cooperaram com os governos (mais ou menos), todos tiveram os seus roteiros, chamassem-lhes presidências abertas ou presidências de proximidade.
O pacto da Justiça não foi nenhuma inovação, foram Sampaio e Judice quem o começaram.
O envio da L.F.L. para o Tribunal Constitucional foi uma maneira de contornar as críticas dos autarcas. Se realmente cavaco tinha dúvidas não era de certeza quanto à concorrência fiscal.
A visita de Estado à Índia? Sim, grandes resultados com certeza.
Já nem vou falar quanto ao aborto.
Mas realmente tivessemos um Presidente que intervém, que se preocupa, então não tinhamos um presidente calado como temos. Tinhamos um Presidente que criticava os avanços e recuos e as "patas na poça" de Correia de Campos. Tinhamos um Presidente que alertava para as asneiras de Manuel Pinho. Tinhamos um Presidente que alertava para as inúmeras asneiras de Isabel Pires de Lima. tinhamos um Presidente que alertava para as inconcistências da reforma na Administração Pública. Tinhamos um Presidente que alertava e falava sobre a reforma do ensino e da administração interna e da segurança. Tinhamos um Presidente que alertava para o, cada vez maior, afastamento de Portugal da média de crescimento europeu.
O que temos não é um Presidente inovador, é um presidente como os anteriores, mas que se cola mais às acções do Governo, a ver se vai na onda.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial